sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Revolução Liberal Americana

Tanto na idade média como no antigo regime, a Europa encontrou-se envolvida em dois grandes regimes, ambos marcados pelas desigualdades.
São eles, o feudalismo e o absolutismo, que vivendo com uma sociedade de ordens, defendiam a diferença entre classes, aceite por todos por ser de origem divina.
Foi então que em 1776 se deu, na América, a primeira revolução liberal da história.

Principalmente após 1763, Inglaterra devido às consequências da guerra com França, decidiu reforçar o seu poder sobre as colónias Americanas.
Impondo ao máximo a sua politica colonial, que não permitia às colónias comercializar com ninguém para além da metrópole, Inglaterra decide aumentar os impostos.
Aproveitando o apoio de alguns ingleses, vindos para a América após perseguições de origem religiosa, as 13 colónias do norte americano iniciaram a propaganda que deu inicio à 1ª Revolução Liberal da história, em 1776.
Defendendo ideais iluministas, os Americanos contaram ainda com o apoio de França na luta contra Inglaterra, pela sua independência, acabando por motivar mais tarde a que estes fizessem a sua própria revolução.
Foi assim que surgiu a Declaração de Independência Americana que defendia os seguintes ideais:
- Igualdade entre os homens
- Direito à liberdade, à vida e à felicidade
- Crença no divino
- Sufrágio Universal
- Direito de substituir o governo
- Divisão de poderes

Todos estes ideais vieram assinalar a chegada do Liberalismo, encerrando a época moderna e inaugurando o inicio da época contemporânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário