sábado, 6 de novembro de 2010

O império colonial português e espanhol

    Os portugueses foram os primeiros a iniciarem uma viagem de expansão, por mar,de forma organizada, nos inícios do século XV, sendo posteriormente seguidos pelos seus vizinhos espanhóis.

Esta expansão foi motivada pela ideia de conquistar novos povos, para poder assim desenvolver a economia do país (que tinha sido fortemente "atacada" no século XIV).

Houve, no entanto grandes diferenças entre a formação dos dois impérios, sendo o português um império muito mais disperso que o espanhol.

O objectivo de Portugal era descobrir novas terras onde pudesse comercializar, já Espanha conquistava os locais que lhe convinham, levando numerosos exércitos organizados que dominavam as populações pela sua força.

O império Português estava disperso por quase todos os cantos do mundo, pois tinha colónias em África, América e na Ásia.
Já os Espanhóis estavam principalmente centrados na América Central e do Sul.

Já nos finais do século XV os dois países criaram entre si um tratado ( o tratado de Tordesilhas) que dividia o mundo em duas partes.




Portugal após a descoberta da Índia e do Brasil criou uma nova "rotação de produtos" ao qual se denomina por comércio triangular. 




Este comércio triangular levou ao desenvolvimento da Europa, pois os produtos vindos das colónias eram trocados em território europeu por produtos necessários nesses países.

Sem comentários:

Enviar um comentário